sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Perda de Peso Após Cirurgia Bariátrica e Efeito platô



Assim que ganhei alta do hospital, o meu maior medo foi não emagrecer, pois me sentia tão bem, que parecia que não tinha ocorrido nenhum procedimento cirúrgico comigo. 

Logo no dia da alta, o teste foi beber água, para ver se ocorreu tudo bem com a cirurgia. Eles pedem para tomar apenas um pouquinho e observar. Peguei logo um copinho de 200ml quase cheio, mas bebi bem devagar pois estava com medo. Quando percebi que estava tudo correto, bebi mais uns 5 copos. 

Uma coisa eu digo, ficar sem comer é ruim, mas ficar sem água, nossa, é triste.

O médico me disse que perderia 10% do meu peso no primeiro mês, que no meu caso corresponde a 13k, pois estava com 130k para a cirurgia, e nos meses seguintes uns 4k. Não consegui perder os 13k no primeiro mês e já me preocupei. Tinha perdido 12,300k. Mesmo o valor sendo aproximado, desde o inicio achava que estava comendo de mais e morrendo de medo de não ter funcionado para mim.

 No segundo mês consegui perder 7,900k, aí fiquei feliz pois era mais do que o esperado, mas mesmo assim continuava preocupado. A preocupação se estendeu até eu atingir minha meta e perder 50k em 8 meses, pois mesmo com perda de peso rápida, tinha o sentimento que não ia funcionar para mim.  

Se você está preocupado com a velocidade da perda de peso e o efeito platô, fique tranqüilo, tem uma fase que o peso estabiliza, mas logo ele volta a cair novamente. Quando isso me acontecia, aumentava o tempo de natação e de academia, para intensificar a queima de calorias.

Mudei totalmente de vida após a cirurgia. Hoje vou à academia 4x por semana, continuo o acompanhamento com a nutricionista para ganho de massa muscular e sempre monitoro o peso na balança, pois temos que ter a consciência que a cirurgia ajuda, mas ela sozinha não traz sucesso duradouro. Temos que fazer a nossa parte o resto da vida.

Abaixo tabela completa do tempo gasto e valores da minha perda de peso após cirurgia de estômago.  

Um comentário: